Arroz e feijão engorda?

arroz e feijão

Em diversas situações, acabamos por ouvir que o tão comido arroz e feijão engorda e nos atrapalha em várias metas de dietas.

Antes de qualquer coisa, é importante saber que precisamos de quantidades necessárias de fibras e nutrientes para conseguir conservar e potencializar o nosso metabolismo.

Arroz e feijão engorda?

Visando fazer você entender mais sobre esse assunto, evitando algumas decisões que possam te prejudicar, separei este artigo para desmistificar algumas coisas referente a esta combinação com cara de Brasil.

O arroz e feijão realmente engordam?

Bom, pensando referente a quantidade de calorias que você vai ingerir, assim como qualquer outro alimento, o arroz e feijão pode engordar se você comer uma panela de cada um. Caso isso aconteça, você vai acabar estocando gordura, considerando que esta combinação é rica em carboidratos e proteínas (graças ao feijão).

No vídeo abaixo, a partir de uma visão fitness, podemos ver como é o arroz e feijão em uma dieta. Confiram:

Como podemos ver, nosso querido arroz e feijão é tradição em todo o Brasil. Além disso, ele possuí uma alta gama de fitoquímicos, minerais, vitaminas, fibras e deixa as células do nosso corpo sempre nutridas e cheia de energia para conseguirmos realizar as nossas rotinas diárias.

E a sua composição?

Para começar, vou falar um pouco mais sobre como funciona o arroz branco.

Bom, pense que uma xícara de arroz branco cozido possuí um pouco mais de 200 calorias. No entanto, uma colher de sopa do alimento carrega somente 32 calorias. Já o feijão, presumindo que estamos falando do carioca, vamos colocar cerca de 180 calorias em uma xícara. Em uma colher de sopa, o feijão carrega mais ou menos 15 calorias.

Deste ponto de vista, podemos considerar que trata-se de um prato calórico principalmente por culpa do arroz, não é? Porém, existe um tipo de complemento que este prato trás que é um real divisor de águas. Vamos falar um pouco das fibras!

Este nutriente é bem conhecido por conseguir beneficiar toda a saúde do nosso sistema digestivo, mas principalmente por conseguir promover a sensação de saciedade no nosso organismo. É desta maneira por exemplo que, ao consumir as fibras, nossa barriga consegue ficar mais cheia que o normal, tornando-se ainda mais fácil para controlarmos a grande vontade de comer calorias durante o nosso dia.

Analisando toda a tabela nutricional destes dois alimentos, além da utilização de outros dados de porções, podemos afirmar que trata-se de um alimento que realmente trás uma boa quantidade de fibras para o nosso organismo, principalmente por conta do consumo constante de feijão.

E sobre os carboidratos?

O arroz branco vai entrar na categoria dos carboidratos simples, ou seja, são aqueles que contém pequenas moléculas de glicose e vão ser mais facilmente digeridos. Isso significa que elas vão rapidamente para a nossa corrente sanguínea, podendo ocorrer picos de açúcar e liberando insulina para remover todo esse excesso.

Quando a quantia de glicose em nosso sangue é alta a ponto do hormônio não conseguir manter o nível adequado para enviar o açúcar em forma de energia para as nossas células, nosso fígado passa a mandar mensagens para o nosso corpo armazenar todo este excesso em forma de gordura em diversos lugares.

Ainda dentro do nosso fígado, o que acontece é que este excesso de açúcar é a conversão em forma de glicogênio. Porém, quando tais estoques de glicogênio estão cheios, tudo é transformado em triglicérides, um tipo de gordura que é geralmente armazenada em nossos tecidos responsáveis em mostrar nossas gorduras.

Quando falamos mais referente ao feijão, como carboidrato complexo, quer dizer que ele é constituído por açúcares ligados a uma cadeia, tornando-se mais complexo de ser ingerido para dar ainda mais trabalho às nossas enzimas.

Obtendo uma ingestão mais lenta e sem picos de açúcar, os alimentos com fontes de carboidratos complexos são sempre mais saciantes e bem úteis na hora de utilizá-los no controle de peso.

Felizmente, assim como a grande maioria dos alimentos que acabam por preencher as nossas prateleiras, é possível encontrar o arroz em forma integral. Logo, olhando mais atentamente no consumo dos carboidratos complexos em nossa dieta, o arroz integral junto com o feijão é uma alimentação saudável e necessária para compor nossas mesas.

Por fim, é sempre bom lembrar que todo o alimento pode acabar engordando quando consumido de uma maneira exagerada. O arroz e feijão, em sua forma controlada e suficiente, torna-se um dos seus melhores amigos para alcançar seus objetivos.